Posted by : Vanderlei Campos quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Nesta época do ano a expressão “fechado para balanço” é muito comum. As empresas se preparam para fazer isso e as pessoas também fazem, ou deveriam fazer.

Nestes dias, corremos para TV a fim de ver a “Retrospectiva do Ano” e nos lembramos das coisas que aconteceram, mas que por um motivo ou outro deixamos para trás, normalmente atropeladas pelo ritmo acelerado de nossos dias.

Então, parar para rever o ano que passou é bom! Nos ajuda a relembrar coisas e até a olhar para frente com outros olhos. O próprio Salmista escreveu: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.” (Salmos 90:12). Aprendi na minha infância que a mensagem era: fique contando as bençãos que você recebeu; esqueça as dores pelas quais passou, pois isso trará sabedoria. Hoje, fazendo uma análise deste versículo a luz dos acontecimentos na minha vida, entendo que não foi isso que o salmista quis ensinar.

Na verdade, penso que o salmista nos faz um convite a relembrar periódicamente todos os acontecimentos – bons e maus – de nossa vida, ou seja fazer um balanço de nossa vida. E o que fazer com os “dados” levantados? Alcance coração sábio, louvando a DEUS e reconhecendo Sua ação, poder e majestade sobre os fatos, sejam quais forem. Sobre aquilo que foi bom, vibre, se alegre, comemore e dê toda a glória a DEUS. Sobre os fatos ruins, medite, aprenda, chore e diga a DEUS como está o seu coração com isso, mas não se esqueça de olhar para DEUS como aquele que ainda está ao seu lado, mesmo quando a coisa não parece tão boa assim.´

Neste ponto, tenho que admitir que é muito mais fácil escrever sobre isso do que viver. O balanço de 2010 me traz muito choro e algum sorriso. Talvez diria que a melhor imagem para 2010 é esta foto:

montanha russa

De fato, alguém já disse que viver é uma aventura, mas não é a isso que me refiro quando comparo este ano a uma enorme montanha russa e sim o fato de que passei de extremos de alegria a extremos de profunda dor, passando por momentos em que não sabia se ria ou chorava, nem mesmo se tinha vontade de rir ou chorar.

Então, qual a solução?

1. Resolvi que mesmo que chore, DEUS continua sendo meu alvo, meu juiz e meu Pai. Portanto, sabendo que Ele tem todo o domínio, NELE eu continuo confiando a minha vida.

2. Tomei como “lema” para o ano de 2011, a canção de um amigo, cuja letra você pode conhecer, mas mesmo assim está reproduzida a seguir. Você também poderá ouví-la aqui no blog, logo abaixo.

Não sei qual a sua situação hoje. Sei da minha e de alguns mais próximos, mas meu conselho e oração é para que as palavras abaixo toquem o seu coração e façam de 2011 um ano marcante da Sua presença para você.

DEUS nos abençoe e feliz 2011.

Amolece O Meu Coração (Jorge Camargo)

Amolece o meu coração,
Molha meus olhos,
Revigora o meu amor,
Aquece a minha oração.

Sonda a minha motivação
Escrita em meus olhos
Tu somente és capaz, Senhor,
De amolecer meu coração

Com vinho que é o teu sangue
Com óleo que é o teu Espírito

Amolece meu coração, Jorge Camargo, cd Presença

Mais visualizados

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Papo a sério -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -