Posted by : Vanderlei Campos quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Com muito carinho e respeito, ao pensar na história de um amigo e pensando na música que minha filha cantou estes dias … “Minha escolha eu fiz “, resolvi questionar e “pensar por escrito”!

Deus, pode sim ser tudo o que já disseram: Impossível de provar. Desnecessário. Nem lógico e nem original. Pode parecer humano e incompetente, incoerente e “blasée”. Pode ser apenas um conceito elegante e para muitos, Deus pode ser uma mentira. Mas eu creio que nele tudo tem causa e efeito, nele há vida com propósito. Quando penso na complexidade irredutível da vida, da matéria e dos seres, quando penso nas “coincidências perfeitas e funcionais”, na possibilidade da impossibilidade e que inevitavelmente existiu um começo … entendo que nem todas as verdades podem sempre ser provadas e que Deus em Jesus é experiência com significado pessoal.

Arranca-lo de mim não faria o menor sentido e nem tão pouco ele desapareceria só porque não cri. Colocá-lo na cadeia e responsabiliza-los pelas mazelas da minha vida também não me traria benefícios. Culpa-lo pela minha desgraça não seria suficiente para desfazer as escolhas que eu mesmo fiz…impelido pela vida ou pela circunstância, fui eu que escolhi.

Jesus veio para me trazer reconciliação com o Pai. Não veio simplesmente resolver problemas. Veio me livrar da Ira, afinal, o Pai, entregou seu próprio filho por amor ao seu nome e por amor a mim, rejeitar este amor seria minha desgraça. Quando titubeio e questiono (porque é lícito pensar e questionar!), me serve de incentivo e de argumento com minha própria angústia e pensamento, ler a Bíblia e reconhecer as ações de Deus … vejo Ester e sua sabedoria, Mordecai e seu livramento, Josué e suas vitórias, José e sua glória, Moisés e o milagre da sua história, Elias, Davi, Jó e seu sofrimento paciente, Abraão, Joao e até Pedro … que negou a Cristo, ou ainda a nação de Israel que surgiu de mães estéreis.

Todos estes viram o agir do Senhor … Muitas vezes encontrando soluções, mas sobretudo refazendo situações, salvando vidas, transformando caráter. Todos estes homens e mulheres souberam o valor da experiência que tiveram com Jesus, souberam o valor da sua prova e o quanto se tornaram mais do que eram ao caminhar com o Senhor! Se estes relatos não bastassem por serem históricos ou antigos … bastaria dar um pulo logo ali … e ver na igreja onde labuto tantas histórias de milagres e reconciliação, tantas alegrias e vitórias em meio a agruras e derrotas. Se ainda assim, depois de tantos testemunhos e relatos, eu ainda titubeasse em minha fé…buscaria na história evidencias do Cristo, e as encontraria.

Se outra vez eu tropeçasse e buscasse na ciência fatos que testificassem minha fé vacilante (em minha humanidade) … eu me fartaria de respostas! Mas se ainda, depois de tudo, eu decidisse que Deus é apenas “um conceito elegante” mas irreal … eu teria que peitar a minha escolha de viver sem ele, como se ele nada fosse e então correr o risco, já desenhado e anunciado por pensadores, de no fim da vida descobrir que eu estava errado, que Jesus de fato existia e fui eu quem escolhi viver e morrer sem ele!

Ainda bem que decidi por Jesus …vi nele riqueza para a minha caminhada e para a minha experiência, vi nele tudo o que eu tinha e precisava. Não obstante os pesares da vida, Jesus tem sido todo o dia a minha melhor escolha e a melhor experiência.

Pr. Yon Morato



Texto escrito pelo pastor Yon Morato, da Igreja Presbiteriana do Brasil no Ipiranga - IPBI.

Mais visualizados

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Papo a sério -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -