- Back to Home »
- Pensamentos »
- De PAI para FILHO
Estava conversando com um amigo cristão sobre a dificuldade de orar sem pedir nada. Você já tentou?
Eu tentei, e descobri que minhas orações parecem estar vazias quando retiro delas os meus pedidos. Aliás, basicamente o que consegui foi fazer a seguinte afirmação: “Pai, hoje eu não quero Te pedir nada!”.
Espantoso… parecia sem teor, embora fosse sincera.
Seguindo a nossa conversa, chegamos a conclusão de que na maioria das vezes nossa oração é uma simples barganha com DEUS. “Pai, te agradeço por este dia (alimento, saúde, vida, ….) e peço que…” aí começa a lista.
De onde vem isso? Comecei a pensar em minha própria vida de pai e descobri que vivo fazendo isso com meus filhos. E você não é diferente, seja pai, mãe, tio, tia, … ou mesmo, um amigo. Quer ver?
- “Menino, se não comer tudo, não tem sobremesa!”
- “Filho, se não descer daí eu vou tirar seu video game.”
- “Joãozinho, se não ficar quieto e parar de atrapalhar a aula, eu mando você para a secretaria, de castigo.”
- “Rita, se não parar de chorar vou pedir ao moço que te dê uma injeção!” (essa é típica de pronto socorro).
Percebe? Estamos sempre negociando e fazemos isso dos dois lados, pois as crianças também sabem dizer: “Pai, já fiz minha lição então agora posso jogar futebol com os amigos, né?”
Talvez essa seja a razão pela qual nossas orações parecem tão vazias quando não pedimos nada a DEUS. Somente contemplá-Lo, somente agradecer parece muito vazio, sem sentido. Quantas vezes fazemos isso com os outros? Quantas vezes fazemos isso com as pessoas que estão mais próximas e até mesmo com as que estão mais distantes de nós?
Orar pedindo não é um erro em si. A oração que Jesus ensinou contém pedidos (Mateus 6:9-13). Jesus, quando orou no Getsêmani, apenas pediu para que o Pai o livrasse daquele momento, se fosse a Sua vontade (Mateus 26: 39, 32).
Mas cuidado… a oração só de agradecimento pode ser uma armadilha cruel. Veja o caso que Jesus conta em Lucas 18:10-17. O fariseu somente agradecia e o publicano somente pedia, mas Jesus diz que um orava de si para si mesmo e o outro não. Portanto, quem só agradecia saiu como entrou, mas quem só conseguia pedir saiu justificado.
Não é fácil. A batalha é dura, mas desafio você a orar agradecendo a DEUS pelo que Ele já fez e também pelo que Ele fará na sua vida. Não como o fariseu, mas com o sincero coração agradecido.
Só por hoje eu vou tentar ser um pai que não tenta barganhar com o filho. Só por hoje, eu vou tentar chegar a DEUS sem tentar trocar meu agradecimento pelo meu pedido.
Só por hoje, quero confiar no relacionamento de Pai para filho que tenho com DEUS.