Posted by : Vanderlei Campos segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Com essa frase, o jogador do Corintians Ronaldo “Fenomeno” disse hoje que se aposentaria. Problemas no joelho, tireóide, peso e outras coisas que talvez não se queira ou não se pode dizer em público foram os fatores que afastaram um dos maiores craques made in Brazil dos gramados, pelo menos entre as quatro linhas em jogos oficiais.

Em meio a tantos problemas de saúde e necessidade de medicação, algumas que inclusive poderiam penalizá-lo em exames anti-doping, Ronaldo resumiu tudo assim: “perdi para o meu corpo”.

Isso me fez lembrar da necessidade daqueles que se entregam a Cristo de vencer os seus próprios corpos. São várias as citações sobre este assunto, mas duas em particular me vêem a mente agora:

  • “Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” (I Corintios 9:27)

Aqui Paulo fala de dominar o seu corpo a fim de ter autoridade para pregar o nome de Jesus. Neste capitulo todo ele vem defendo sua autoridade para falar de Jesus e viver o (e do) evangelho.

Podemos tirar a lição de que não podemos “perder para nosso corpo” se quisermos viver a vida cristã e falar aos outros de Cristo.

  • “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.” (Romanos 12:1)

Mais palavras de Paulo, orientando-nos sobre a necessidade de não perder para o corpo, mas oferecê-lo a DEUS em sacrifício. Obviamente ele não está falando de sacrifícios abomináveis a DEUS, como alguns até hoje fazem, se cortando, se queimando, arriscando suas vidas contra animais ferozes, etc. Estes não são sacrifícios que agradam a DEUS, pois o sangue de Jesus foi derramado de uma vez como sacrifício eterno e não é o sangue de homens que agradará a DEUS. Ele fala aqui do sacrifício que é usar bem o seu corpo, não prostituí-lo ou usá-lo indevidamente, para coisas que não agradam ao SENHOR, pois também lembramos que o corpo é hoje Santuário do Espírito Sando de DEUS para os que confessam a Jesus como Senhor e Salvador.

Tragicamente um dos maiores jogadores do nosso país perdeu para o corpo, perdeu para si mesmo, não só por uma lesão nos joelhos ou um hipotireoidismo, mas principalmente por não saber cuidar e dominar devidamente do corpo, especialemente fora dos períodos de treinamento.(*)

O coração do homem é enganoso (“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jeremias 17:9) e a minha oração é para que eu e você não percamos para o nosso corpo, mas tenhamos em DEUS a vitória pela GRAÇA.

Vanderlei Campos
Editor

 

(*) Em tempo: antes de ser apedrejado, é claro que não estou aqui querendo ignorar os problemas de saúde que levaram Ronaldo a abandonar o futebol e trouxeram problemas que o impedem de continuar a carreira. Apenas estou tomando emprestada a frase dele para meditar sobre este assunto sob o ponto de vista da vida cristã.

Mais visualizados

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Papo a sério -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -