Posted by : Vanderlei Campos quinta-feira, 8 de março de 2012

A primeira é uma senhora idosa, que aos 5 anos de idade enfrentou uma radical mudança de vida, atravessando o Atlântico em um barco a vapor em busca de uma terra distante que prometia muita felicidade e uma vida melhor.
Sua vida foi marcada por desafios e vitórias: as doenças da viagem, uma família separada entre São Paulo, São Bernardo do Campo e Bragança Paulista, casamento (por incrível que pareça, com um dos meninos que viajava no mesmo navio), criar 7 filhos, cuidar do marido que trabalhava na construção do progresso (linhas de bonde da cidade de SP), cultivar a terra para suprir a família com o que o salário não pagava, muitos feitos.
Dois deles merecem especial atenção e destaque por retratarem sua força:
1. Quando viu a oportunidade de comprar uma fazenda no bairro da Saúde, zona Sul de SP, não teve medo de pedir dinheiro emprestado ao dono do empório, que lhe disse: "Dona Rosária, sei que a senhora vai pagar, por isso, aqui está o que precisa." E ela, como era seu costume, pagou cada centavo.
2. Quando a igreja local precisou de ajuda para levantar as paredes, lá estava ela, de mangas arregaçadas, assentando os tijolos.

A segunda, uma mulher que se dedicou a cuidar do seu filho. Já sofrera com a perda de 2, um horas após o nascimento e uma linda menina que já nasceu sem vida. O filho que sobreviveu, portanto, recebeu dela todo carinho e atenção que teriam sido distribuídos a três.
Uma mulher que muitas vezes vi chorar, que muito sofreu por coisas que passou, pela doença do filho amado e outras que temeu passar, mas nunca teve um espírito de raiva ou vingança que lhe impedisse de continuar.
Foi-se cedo, cedo demais, mas com a felicidade de ver o filho casado com alguém a quem ela mesma amou desde o primeiro dia em que viu. Ela não queria ser uma sogra chata, mas era, declaradamente, uma sogra apaixonada pela nora e grato a DEUS por ter preparado uma mulher tão especial ao filho.
Não posso deixar de me lembrar do sorriso no rosto e lágrimas nos olhos ao ter no colo a sua primeira netinha. Que saudades desse dia!
Viveu, o quanto pôde, com muitos presentinhos para a neta, transferindo uma carga de amor sem igual para a menininha que chegara, segundo ela, para trazer a alegria que sua vida nunca tivera antes.
Infelizmente, foi-se cedo demais para ver o neto, que viria anos depois.

A terceira é muito especial. Tem um ar de menina, sorriso de mulher e a força de uma guerreira. Apesar de seu ar doce e frágil, mostra-se irreparavelmente guerreira quando surge qualquer necessidade.
Companheira, amiga, fiel, auxiliadora, força... que mais posso falar? Talvez a definição mais exata seja a relatada em Provérbios 31 - Mulher Virtuosa, que cuida da casa, do marido, dos filhos, provê conforto, alimento, calor no frio, enfim, sempre está atendendo a família em tudo o que é preciso.
Esta mulher a que me refiro, tem tanta força, que não se intimidou em fazer uma faculdade depois de vários anos longe dos bancos e, como no caso da primeira vez em que enfrentou os vestibulares, passou em uma das melhores faculdades deste país e não com nota baixa. Além disso, concluiu seu curso com altas médias (acho que 8,5 foi a pior de todo o curso), menção honrosa ao trabalho de formatura e também destaque especial pelo trabalho realizado no 5 semestre, já em campo.
Tanta força, se submete totalmente ao bem estar da família. Hoje, esta mulher brilhante, não se preocupa em deixar qualquer lugar de destaque nas empresas para dar a filha a chance de estudar, também, na mesma faculdade onde ela se formou há dois anos.
Mulher de Deus, que chama diariamente, às vezes com gestos, às vezes com palavra, o marido para a responsabilidade de ser cristão e nunca, em hipótese alguma, dispensa a leitura bíblica diária em família.
Linda mulher. Mulher feita por Deus, especialmente.

Chegamos finalmente a quarta mulher, que ainda é meio menina. Adolescente, muitas vezes faz as coisas por impulso e se esquece de que os pais são seus verdadeiros amigos, do tipo que fala, orienta, dá bronca, mas sempre para o seu bem.
Muitas vezes não controla seus ímpetos e da mesma forma que ri, chora; assim como não escuta, quer falar.
Está começando agora a trajetória mais importante da sua vida, onde o futuro depende do passado e presente, na forma de escolhas difíceis, como carreira, relacionamentos, seriedade, maturidade e tantas outras.
Sempre tem uma visão diferente das coisas, mas, os pais sabem que, mesmo que não queira ouvi-los agora, DEUS está no controle e ouvi-Lo, segui-Lo e a ELE se submeter sempre será o melhor caminho. Diante de todos os conflitos da adolescência, os pais confiam que a boa semente, plantada desde os primeiros dias de existência, ainda quando era apenas um punhado de células, não deixará de frutificar a Seu tempo, ao tempo de DEUS.

Amo demais essas 4 mulheres: minha avó, minha mãe, minha esposa e minha filha.

Sou muito, muito grato a DEUS pela vida de cada uma e ainda que só duas continuem andando aqui comigo, levo sempre todas elas no meu coração, no meu caminhar, nos meus pensamentos e ações, por isso, presto minha homenagem a elas neste dia especial.

Parabéns, mulheres especiais.

Mais visualizados

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Papo a sério -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -