Posted by : Vanderlei Campos sexta-feira, 23 de março de 2012


Na minha época de adolescente, ia para o paredão quem estava sendo revistado pela polícia. Como a gente andava com pincel atômico no bolso, e spray escondido na mochila, sempre temíamos o paredão. Hoje, parece que o público adora o paredão. Ele se tornou o momento quando aqueles que estão sendo observados no dia-a-dia do Big Brother Brasil serão eliminados. Ainda que lúdico, parece meio mórbido querer eliminar alguém no paredão, não é mesmo?
O BBB se tornou um campeão de audiência, entrando na sua 12ª edição. Certa vez estava conversando com um amigo numa pizzaria cheia, quando iniciou o programa. “A gente acha que ninguém dá bola para o BBB, mas olhe a sua volta”, me alertou ele. Quando dei conta, percebi que todos estavam hipnotizados, enzumbizados em deleite com mais um paredão.
Desde o surgimento do sugestivo “windows” parece que as pessoas se apeteceram ainda mais em espiar por janelas, agora virtuais. Janelas marcam a oportunidade de espiar a vida alheia, suas manias, jeitos de ser, comportamento quando só e quando acompanhado. Conhecemos por meio delas a vida de uma porção de gente, enquanto nos distraímos a respeito de nossa própria vida. Muitos se tornam familiares, mas não é preciso se comprometer com nada nem com ninguém. Pura curiosidade que quando muito me leva a pegar o telefone e discar o número indicado na telinha, apenas para manifestar que enfado eu gostaria de ver eliminado.
Que diferença entre janelas e a porta. A porta, quando aberta e atravessada indica um caminho a ser percorrido. É algo que me leva a uma direção, me faz dar um passo adiante, me convida a uma ação comprometida. Não é a toa que Jesus se comparou com uma porta: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem” (João 10:9). Apesar de Jesus indicar com isto um compromisso a ser assumido, é cada vez mais comum as pessoas continuarem assistindo Jesus e sua vida a distância, como que por uma janela. Jesus espera que atravessemos por ele, a porta, e trilhemos o caminho comprometido de ser como Ele é, de amar as pessoas como Ele ama. Só nEle alimento para a alma e descanso verdadeiro podem ser encontrados.
E aí? Quer dar só uma espiadinha? Ou vai se comprometer mesmo?
Rodrigo Justino

Mais visualizados

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Papo a sério -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -